VIVÊNCIA ANCESTRAL - TENDA DO SUOR

Atualizado: 20 de Jun de 2020


É uma das mais antigas cerimônias que se tem registro na história nativa e é praticada de diferentes formas por várias culturas no mundo. Registros apontam que nossos antepassados estabeleceram o banho térmico para facilitar a cura, purificação e relaxamento. Muitas tribos americanas usam a tenda do suor tradicionalmente para purificação, limpeza e cura da mente, do corpo, das emoções e do espírito, lá nos EUA é também chamado de Swet Louge.


Temazcal


O Temazcal é um banho que foi difundido entre as culturas pré-hispânicas da Mesoamérica, no México e na Guatemala (Piedras Negras), apesar de suas origens serem mais remota.

Tradicionalmente, o local para banho é feito de varas de bambo ou de outra árvore sagrada, em algumas culturas como a Mapuche no Chile, é feito de barro, em outras culturas era feita de pedras e de maneira que ficasse permanente, com uma estrutura circular, como um iglu. Elas também são feitas com estruturas temporárias feitas de galhos e folhas, peles ou cobertores e outros materiais, na etnia do norte do México foi moldada como “tipi”.


O Temazcal é o nome da cerimônia, onde são colocadas as pedras porosas, previamente aquecidas, em seguida é derramado uma infusão de ervas, causando vapor medicinal e, dentro deste útero da mãe terra, através da alquimia dos cinco elementos trabalha-se a terra representada pelas pedras e o nosso corpo físico, a água através da infusão de ervas e nosso suor, pelo calor do fogo, o nosso coração e o espírito, o ar representado pelo vento, defumações e os aromas das ervas , e a respiração é o ativador de todos estes elementos .

O uso do temazcal, ao longo da história, tem sido tanto terapêutico como ritualístico e cerimonial, as práticas sobrevivem hoje graças à tradição oral dos povos indígenas de diferentes comunidades


Tenda do Suor


A tenda do suor é um ritual aberto a pessoas de diferentes crenças e religiões. Não é necessário qualquer iniciação ou pré‐requisito. Somente a vontade de participar. Acolhe quem está em busca de uma re‐conexão com seu poder pessoal, ou quer se preparar para a realização de algo especial, celebrar e agradecer alquilo que já conseguiu realizar. Muitas pessoas também entram na Tenda com o propósito de obter alguma resposta ou alento para um conflito interior.

Pode‐se, inclusive, adentrar a Tenda para obter apenas seus benefícios físicos, como acontece em alguns resorts e SPA’s. Essa prática advém de tradições ancestrais que entendiam o Ser Humano como parte integrante e indissociável da Natureza.