A Qi Hai Terapias e Vivências
Serviços
  • Terapias

  • Vivências

  • Tai Chi Chuan

  • Feng Shui

  • Viagem de Transformação

Comunicação
  • Blog

  • Facebook

  • Instagram

  • Google Plus

QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES? 

VIVÊNCIA ANCESTRAL - TENDA DO SUOR

29/06/2018

É uma das mais antigas cerimônias que se tem registro na história nativa e é praticada de diferentes formas por várias culturas no mundo.  Registros apontam que nossos antepassados estabeleceram o banho térmico para facilitar a cura, purificação e relaxamento. Muitas tribos americanas usam a tenda do suor tradicionalmente para purificação, limpeza e cura da mente, do corpo, das emoções e do espírito, lá nos EUA é também chamado de Swet Louge.

O Temazcal é um banho que foi difundido entre as culturas pré-hispânicas da Mesoamérica, no México e na Guatemala (Piedras Negras), apesar de suas origens serem mais remota.

Tradicionalmente, o local para banho é feito de varas de bambo ou de outra árvore sagrada, em algumas culturas como a Mapuche no Chile, é feito de barro, em outras culturas era feita de pedras e de maneira que ficasse permanente, com uma estrutura circular, como um iglu. Elas também são feitas com estruturas temporárias feitas de galhos e folhas, peles ou cobertores e outros materiais, na etnia do norte do México foi moldada como “tipi”.

O Temazcal é o nome da cerimônia, onde são colocadas  as pedras porosas, previamente aquecidas, em seguida é derramado uma infusão de ervas, causando vapor medicinal e, dentro deste útero da mãe terra, através da alquimia dos cinco elementos trabalha-se a terra representada pelas pedras e o nosso corpo físico, a água através da infusão de ervas e nosso suor, pelo calor do fogo, o nosso coração e o espírito, o ar representado pelo vento, defumações  e os aromas das ervas , e a respiração é o ativador de todos estes elementos .

O uso do temazcal, ao longo da história, tem sido tanto terapêutico como ritualístico e cerimonial, as práticas sobrevivem hoje graças à tradição oral dos povos indígenas de diferentes comunidades

A tenda do suor  é um ritual aberto a pessoas de diferentes crenças e religiões. Não é necessário qualquer iniciação ou pré‐requisito. Somente a vontade de participar. Acolhe quem está em busca de uma re‐conexão com seu poder pessoal, ou quer se preparar para a realização de algo especial, celebrar e agradecer alquilo que já conseguiu realizar. Muitas pessoas também entram na Tenda com o propósito de obter alguma resposta ou alento para um conflito interior.

Pode‐se, inclusive, adentrar a Tenda para obter apenas seus benefícios físicos, como acontece em alguns resorts e SPA’s. Essa prática advém de tradições ancestrais que entendiam o Ser Humano como parte integrante e indissociável da Natureza.

Os benefícios do Temazcal podem ser observados sob dois aspectos: promover saúde do corpo físico (mais denso) e saúde dos corpos mental, emocional e espiritual (mais sutis).

Efeitos

  1. As toxinas são eliminadas através do suor e regula a temperatura do corpo. Favorece o processo de renovação da pele, acelera a descamação natural de limpeza, trazendo mais oxigênio para as células do corpo , bem como a função pulmonar, promove a formação do manto ácido, que é natural de proteção da pele de condições da pele.

  2. O banho de vapor tem sido utilizada para tratar problemas como resfriados, bronquite, asma, sinusite, limpa e descongestiona as vias aéreas, aumenta o fluxo sanguíneo para os pulmões e brônquios e expande a expulsão de toxinas acumuladas.

  3. O calor do banho produz um aumento na circulação de sangue por todo o corpo e dilata os vasos sanguíneos, aumenta a expulsão de toxinas do corpo, eliminando o ácido úrico e colesterol, pode dificultar as doenças do aparelho circulatório.

  4. No banho há um efeito relaxante e estimulante do organismo, razão pela qual é útil para lidar com o estresse, insônia, tensão nervosa, a nível psicológico libera emoções de uma atmosfera acolhedora.

  5. O calor ajuda a relaxar os músculos e liberação de tensão, aumenta o fluxo de sangue e libera toxinas acumuladas que dá uma sensação de alívio e bem-estar. Ajuda entorses e distensões a inflamação, eliminando líquidos retidos e do processo de regeneração do tecido.

  6. Aumento da produção de leucócitos (glóbulos brancos), ativar o sistema linfático tem sido provado que as pessoas com doenças crônicas que são levadas para o temazcal, regularmente melhorar suas defesas, adoecer menos ou restabelecer a sua saúde em menos tempo.

 

Com uma bela síntese que contem medicina natural, terapias holísticas, conceitos da hidroterapia da medicina natural, ritos antigos, xamanismo de várias nações, conhecimentos históricos, entrega, conexão e locais energéticos em meio a natureza oferecemos uma experiência incrível que pode com certeza auxiliar no bem estar, no despertar, na cura e na transformação de cada indivíduo. Mais uma ferramenta, em meio a tantas disponíveis hoje em dia para ajudar na construção de um mundo interno e externo melhor.

A nossa maneira de realizar a tenda do suor é um pouco diferente das tradicionais indígenas. Mesclando o ideal de purificação e do ritual do temaskal com terapias holísticas surgiu a Vivência Ancestral.

Sediada na reserva ecológica Refúgio da Embaúba, em Paulo Lopes.
Nossa equipe ama a natureza, as pessoas, a cura e a transformação. 
Damos o nosso melhor para que as pessoas que estiverem conosco possam sair melhores do que entraram. E possas fazer dessa experiência incrível um momento consigo mesmo e com a fonte que tua cria.

A cada 3 meses ofereceremos essa cerimônia. Todos são bem vindos.

A próxima data será 24/06 reservas e contato com Michele 9846-53964 ou pelo email qihaivivencias@gmail.com

Compartilhe no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

AROMATERAPIA: MARAVILHA DOS CHEIROS

25/04/2018

1/1
Please reload

Posts Recentes

09.03.2019

Please reload

Arquivo