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HÉRNIA DE DISCO: PREVENÇÃO E TRATAMENTO

16/02/2019

 

A famosa hérnia de disco provoca muita dor e dificulta movimentos, mas com certeza pode ser
evitada com alguns cuidados simples.
A hérnia se forma da seguinte maneira: trinta e três vértebras compõem a coluna vertebral.
Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares encontram-se os discos intervertebrais, que
são formados por um tecido elástico, resistente a determinadas forças de compressão. Sua
finalidade é absorver e amortecer os impactos que atingem constantemente a coluna. Quando
essa compressão é muito grande e contínua, pode ocorrer uma ruptura, que pode ser parcial
ou total, formando-se assim a hérnia de disco.
O seu aparecimento depende de vários fatores, mas os facilitadores são: excesso de peso da
pessoa ou do peso carregado nos braços e ombros, e traumatismos que atingem a coluna.
Evitando-os, os riscos de surgimento das hérnias de disco são mínimos. Sabe-se atualmente
que existem alterações genéticas que tornam o disco mais frágil, facilitando a sua
degeneração. Outro fator agravante é a vida sedentária, que enfraquece as estruturas da
coluna e também daquelas que ajudam a sua sustentação. Assim, exercícios físicos ajudam a
manter a estrutura saudável.
De modo geral, as hérnias estão situadas na região cervical (no pescoço) e lombar (na região
logo abaixo das costelas, na frente da bacia). São também classificadas em vários tamanhos,
desde as pequenas até aquelas que chegam a romper todas as estruturas de sustentação,
chamadas de hérnias extrusas ou expulsas. Estas são as mais graves e devem ser operadas
rapidamente. Quando há deslocamento ou extravasamento do tecido fibroso existente entre
as vértebras, forma-se a hérnia de disco.
Os principais sintomas são dor, sinais de enfraquecimento e até perda de função dos músculos
cujos nervos estão sendo comprimidos pela formação da hérnia, assim como sinais de
adormecimentos nos locais em que existe a irradiação da dor. Os movimentos costumam
piorar esse desconforto, e o repouso (ou outra posição confortável) pode trazer alívio ao
sintoma. Algumas hérnias da região cervical podem atingir a medula espinhal e determinar
perda dos movimentos abaixo do local afetado.
O tratamento clínico acompanhado do médico especialista que faz o normalmente é realizado
com uso de medicamentos antiinflamatórios seguido de repouso para depois o início da
fisioterapia. Porém, hoje existem mais recursos que são auxiliares para o tratamento das
hérnias tais como o RPG, a osteopatia e terapia manual, a acupuntura e auriculoterapia, o
laser, e depois segue para um fortalecimento da coluna que pode ser realizado com a técnica
do pilates. Esses recursos são utilizados com muito sucesso, também existem os recursos
naturais e muito antigos como o uso da geoterapia (argilas medicinais), da hidroterapia
(banhos terapêuticos) a fitoterapia (plantas medicinais), a aromaterapia (óleos essenciais), a
cromoterapia (cura através das cores), a reflexologia (podal e modal) entre outras
possibilidades. Tudo vai depender do estado em que se encontra o indivíduo que está com a
hénia.
O melhor de tudo é prevenir. Para evitar hérnia de disco é necessário manter sempre uma
postura correta. Ao transportar algum peso, fazê-lo de modo a distribuir o peso de forma mais
uniforme para os dois braços, ou melhor, ainda, carregar em mochila presa às costas. Ao
caminhar manter sua cabeça erguida, os olhos olhando para frente e não para baixo, de modo
que o pescoço fique reto e o peso da cabeça uniformemente distribuída em toda a coluna, os
ombros devem ser mantidos em linha reta. A pélvis deve ser um pouco empurrada para frente

com a barriga levemente contraída. Quando sentir dor nas costas depois de uma longa
permanência em pé, deve agachar-se sobre as pernas para alongar os músculos da coluna
lombar. Ao caminhar manter a postura como descrito acima e evitar sapatos com saltos altos.
Sentar corretamente pode evitar dor nas costas, a coluna deve ficar ereta. A mesa de trabalho
deve ter altura ideal para não obrigar a inclinação para frente ou para trás. A cadeira deve ser
regulável em altura para permitir os pés alcançarem o chão, e deve ter uma leve curvatura
para trás na coluna lombar. Aqueles que lêem por muito tempo devem descansar o livro em
uma mesa e quem permanece por um longo tempo com o computador precisam ajustar o
monitor a uma altura que possa manter a cabeça numa posição confortável, nem para baixo
nem para cima. Em qualquer caso, para quem mantém uma mesma posição demorada é
interessante adote intervalos regulares de descanso, se levantando, andando, esticando os
braços e curvando as costas para frente. Finalmente, lembrar que ao levantar um objeto
pesado, dobrar os joelhos para usar os músculos das pernas e o mínimo da coluna. O peso
deve ser erguido colado ao corpo, poupando a coluna vertebral. Realizar atividade física leves,
como caminhar, nadar, alongamentos e exercícios terapêuticos leves.

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