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TAI CHI CHUAN + Chi Kung

Tai Chi Chuan família Yang

Chi Kung

Exercícios chineses, ensinados de geração em geração preservando seus princípios mais profundos orientados para saúde e longevidade.

Os benefícios do Tai Chi Chuan e do Chi Kung

  • A seqüência de movimentos pode ser praticada de duas formas: em pé ou sentada.

  • Aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição; 

  • Fortalecimento do sistema nervoso e aumento da atenção e concentração mental;

  • Desenvolvimento pleno do potencial mental e espiritual;

  • Equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo;

  • Conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções;

  • Auxilia na prevenção e redução do estresse e a sobrecarga mental;

  • Aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo; 

  • Fortalecimento do sistema imunológico, ajudando na prevenção de doenças;

  • Superação dos medos e limites.

  • Promove o fortalecimento e o alongamento de todo o corpo,

  • Massageia os órgãos internos e fortalece os ossos, músculos e tendões,

  • Promove o desbloqueio e a circulação dos meridianos (canais de energia do corpo).

  • Promove um aumento da capacidade respiratória,

  • Fortalece pernas e braços,

  • Corrige e melhora inúmeros problemas posturais.

  • Aumento da concentração,

  • As emoções e o coração se acalmam, a serenidade e a tranqüilidade podem ser sentidos facilmente.

  • Através de movimentos suaves, aliados à respiração profunda, o Chi (energia) pode ser liderado pela mente e promover a saúde integral do ser humano.

Recomendações para praticar o Tai Chi Chuan + Chi Kung

  1. Praticar com regularidade e persistência, procurando dominar as práticas para que os benefícios sejam maiores;

  2. Sempre que possível, treine em ambientes naturais, onde o ar fresco possa circular;

  3. O ideal é praticar logo de manhã, ao nascer do sol, na chamada hora da energia criativa;

  4. Permanecer relaxado e alegre durante o treinamento, pois muitos dos benefícios obtidos através do Tai Chi Chuan são de natureza mental;

  5. Usar roupas folgadas e sapatos sem salto para facilitar o fluxo da energia pelo corpo. Tirar relógio, anéis e pulseiras também é aconselhável;

  6. Respire e se movimente suave, graciosa e naturalmente, criando uma harmonia no fluxo da energia;

  7. Seja gentil e generoso ao lidar com todas as pessoas que estejam praticando junto.

Breve história do Tai Chi Chuan da família Yang

O Tai Chi Chuan da Família Yang tem sido ensinado de geração em geração preservando seus princípios mais profundos, e ofertando ao mundo a possibilidade de que milhares de pessoas conheçam e pratiquem seus movimentos. De forma suave, o corpo e a mente entram em sintonia através dos movimentos lentos, cadenciados e estruturados.

 

O fortalecimento de toda a musculatura além do estímulo à circulação sanguínea melhoram o funcionamento de todos os sistemas orgânicos e ao mesmo tempo levam o praticante a aprofundar sua consciência corporal reconhecendo um método de superação de limites. O coração se acalma e a mente encontra seu centro de maneiras que o praticante torna-se capaz de administrar conflitos sem perda de energia ou desgaste emocional.

Breve história do Chi Kung

Chi kung  é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi (energia vital) no corpo. Chi Kung é um termo com sentido tão amplo quanto o da palavra ginástica no Ocidente, podendo ser aplicado a práticas com características muito diversas. Um dos critérios para classificação dos movimentos os divide em duas linhas, os estáticos e os dinâmicos. Tem em comum a busca da união do corpo e da mente num equilíbrio harmonioso. Algumas formas de Chi Kung constituem não apenas como uma forma terapêutica de melhorar a saúde do praticante, mas também como um instrumento para tratar da saúde de outras pessoas. Sua prática é também associada a diversas artes marciais chinesas, como o Tai Chi Chuan.

 

O chi kung  serve para tratar doenças, promover a saúde e a longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. As diversas técnicas de Chi Kung desenvolveram-se separadamente em diversos locais da China, mas em muitos casos se influenciaram mutuamente.